Sejam bem vindo !


A intensão deste blog é sugerir atividades lúdicas, para que possa auxiliar os futuros/atuais pedagogos a elaboração de brincadeiras, e através destas brincadeiras estar desenvolvendo nas crianças o prazer de aprender brincando.
Você encontrará sugestões de brinquedos e brincadeiras de acordo com a idade da criança, fazendo perceber que o desempenho da criança depende não somente da sua idade cronológica, mas também da estimulação que recebe.
Destacando sempre qual a importância do ato de brincar, pois brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
Onde encontrará sugestões de bibliografias com o intuito de contribuir e facilitar pesquisas mais ampla para nossos visitantes. Aceitando também sugestões para nosso blog.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008


Por que Brincar?


Porque o brinquedo é oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, exercita, inventa e confere suas habilidades.

O brinquedo estimula a criativadade, a iniciativa, proporciona aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, do pensamento, e da concentração da atenção.

Brincar é indispensável a saúde física, emocional e intelectual da criança. Considera-se como de alto expressão as atividades livres, construções, dramatizações, artes plásticas, música, etc.

É considerado de alto realização o brinquedo organizado, ou seja, aquele que tem uma proposta e portanto requer determinado desempenho. Quanto mais simples o material mais fantasia exige; quanto mais sofisticado, em maior desafio se constitui, mais é sempre uma oportunidade para que a criança interaja, faça escolhas e tome decisões.


Bibliografia:

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos desafios e descobertas.Petrópolis, RJ:Vozes,2005.

Um comentário:

cleidiane, Gislaine e Luzia disse...

É isso ai meninas.é atravez do brincar que as aprendem,tud de bom pra vcs.bjs...