Sejam bem vindo !


A intensão deste blog é sugerir atividades lúdicas, para que possa auxiliar os futuros/atuais pedagogos a elaboração de brincadeiras, e através destas brincadeiras estar desenvolvendo nas crianças o prazer de aprender brincando.
Você encontrará sugestões de brinquedos e brincadeiras de acordo com a idade da criança, fazendo perceber que o desempenho da criança depende não somente da sua idade cronológica, mas também da estimulação que recebe.
Destacando sempre qual a importância do ato de brincar, pois brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
Onde encontrará sugestões de bibliografias com o intuito de contribuir e facilitar pesquisas mais ampla para nossos visitantes. Aceitando também sugestões para nosso blog.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Os diversos tipos de brinquedos


Brinquedos de berço

Os bebês gostam de observar e, quando adquirem maior mobilidade, têm necessidade de explorar e conhecer coisas novas. Estimular uma criança é tão importante quanto respeitar sua fragilidade e a pessoa que for intragir com um bebê precisa também ter o bom senso de não exagerar a ponto de deixa-lo excitado.
Brinquedos de "faz-de-conta"

O "faz-de-conta" dá oportunidade para a expressão e a elaboração em forma simbólica de desejos e conflitos; quanto mais rica for a fantasia e a imaginação da criança, maiores serão suas chances de ajustamento ao mundo ao seu redor.
Brinquedos musicais

Os brinquedos musicais propiciam a exploração de sons e desenvolvem a percepção auditiva.
O conhecimento sobre a música melhora a qualidade de vida na medida em que aumenta a capacidade de fruição das coisas belas da vida, permitindo a expressão de sentimentos, contribui para o alívio de tensões emocionais.
Brinquedos pedagógicos

Costuma-se chamar brinquedo pedagógico ao que foi fabricado com o objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens, tais como cores, formas geométricas, números ou letras, etc .
Todo brinquedo pode ser pedagógico, dependendo das circunstância, assim como também o mais educativo dos brinquedos pode deixar de sê-lo em determinada situação, pois o valor do brinquedo está diretamente relacionado com o que consegue provocar a criança.


Referências:
CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedos, desafios e descobertas.Rio de Janeiro: Vozes,2005.

2 comentários:

cleidiane, Gislaine e Luzia disse...

Ola meninas, viemos apreçiar o blogger de vcs.parabens, que possamos trocar idéias.bjs...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.