Sejam bem vindo !


A intensão deste blog é sugerir atividades lúdicas, para que possa auxiliar os futuros/atuais pedagogos a elaboração de brincadeiras, e através destas brincadeiras estar desenvolvendo nas crianças o prazer de aprender brincando.
Você encontrará sugestões de brinquedos e brincadeiras de acordo com a idade da criança, fazendo perceber que o desempenho da criança depende não somente da sua idade cronológica, mas também da estimulação que recebe.
Destacando sempre qual a importância do ato de brincar, pois brincar não significa apenas recrear, é muito mais, pois é uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
Onde encontrará sugestões de bibliografias com o intuito de contribuir e facilitar pesquisas mais ampla para nossos visitantes. Aceitando também sugestões para nosso blog.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008




Como a brincadeira pode intervir auxiliando o processo de aprendizagem?


Entre os brinquedos mais recomendados para a criança de 2 a 3 anos estão aqueles blocos e cubos cheios de peças, que servem para montar e desmontar o que se desejar. Pode ser uma casinha, uma pirâmide, um trenzinho. Ao empilhar ou unir as peças, a criança está treinando seu equilíbrio e sua coordenação motora. Imagine o quanto ela se desenvolve quando se esforça para colocar o último degrau da escada em seu devido lugar. A qualquer descuido, tudo pode vir abaixo. No princípio, isso pode frustrá-lo, mas o pequeno com certeza vai insistir e recomeçar da base, até que consiga finalizar sua obra. Dessa maneira, ele aprende também a ser perseverante e adquire noções de espaço. A criança também aprende que um passo à frente ou um esbarrão na pirâmide pode colocar seu brinquedo no chão. As brincadeiras têm muitas vantagens: Contribuem para a socialização. Ajudam a descarregar tensões e a diminuir a ansiedade. Desenvolvem o intelecto e contribuem para consolidar o aprendizado. Permitem que a criança desenvolva noções de espaço e execute suas primeiras tentativas de organização do mundo. Aprimoram a linguagem e as habilidades motoras. Ensinam a valorizar a perseverança. Permitem identificar cores, pois é nessa fase que a criança está aprendendo a nomeá-las.

Nenhum comentário: